Museu Casa da Moeda


"O Museu Casa da Moeda dá a conhecer uma das mais importantes coleções numismáticas e medalhísticas de Portugal, constituída por 9500 medalhas e mais de 35 500 moedas, além de diverso material bibliográfico e documental.

O Museu é um projeto da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e visa promover a conservação, o conhecimento e o estudo deste importante património histórico e cultural, que agora
... se encontra ao alcance todos os cidadãos, de forma gratuita e universal, graças às tecnologias do mundo digital.

O Museu Casa da Moeda é um museu digital online mas possui todas as valências de um museu físico: coleção permanente, exposições temporárias, nas instalações da Casa da Moeda ou em colaboração com outros museus, serviço educativo, loja, edições próprias e muitas atividades.

Por ter sido pensado e criado em formato eletrónico, o Museu está realmente «aberto» ao público 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode ser visitado gratuitamente a partir de qualquer ponto do globo.

Descubra este valioso património em
www.museucasadamoeda.pt"


Texto retirado do Facebook Museu Casa da Moeda.

    Há muito queria falar aqui no blog sobre esta excelente iniciativa da INCM - Imprensa Nacional da Casa da Moeda, que foi criar este museu digital.
   O Museu Casa da Moeda pretende preservar o valioso património da coleção de moedas e medalhas da INCM, facilitar a investigação académica, prestar apoio aos colecionadores e apreciadores do universo numismático e divulgar ao público em geral a moeda enquanto objeto que marca a nossa história, cultura e civilizações.

   A Numismática ficou mais rica e acessível com este projeto de museologia digital, vale apena visitar e descobrir o vasto espólio lá alojado.

Comentários